Curiosidades sobre a espécie

As calopsitas atingem a sua maturidade sexual por volta dos 12 meses, porém podem começar a se reproduzir a partir dos 8 meses de idade, eu desaconselho totalmente essa prática por se tratar de aves bastante jovens, particulamente inicio a reprodução das minhas aves após os 18 meses de idade, dessa forma o casal já estará apto a cuidar bem dos filhotes.

Quando se coloca um macho e uma fêmea juntos, as chances de se acasalarem são grandes, porém não quer dizer que vão obrigatoriamente formar um casal, os casais se formam naturalmente.

O macho fecundará a fêmea que botará de 3 a 7 ovos no ninho, nem sempre todos os ovos estarão fecundados, a fêmea bota os ovos com um espaçamento de 1 a 2 dias, portanto os filhotes também nascerão com diferença de alguns dias de um para o outro, normalmente todos os filhotes nascem entre 17 e 23 dias. Um ninho deve ser colocado junto ao casal para choca.

Os ninhos devem ser instalados na parte mais alta possível, para nos aproximarmos ao máximo do habitat natural das calopsitas, onde na natureza, fazem seus ninhos nas partes mais altas das árvores.

As calopsitas podem reproduzir o ano inteiro, porém é aconselhável apenas 3 chocas anuais, visto que as aves demandam bastante tempo chocando os ovos e cuidando dos filhotes, para interromper a choca, basta retirar o ninho do ambiente em que suas calopsitas estão.

Calopsitas adultas podem ser amansadas, porém jamais obteremos um resultado tão bom quanto as aves amansadas desde filhotes.

Algumas calopsitas, de ambos os sexos, na época de reprodução, podem apresentar algumas manchas no rosto e na cabeça, em volta dos olhos, face, testa e nuca. Essas manchas são bastante visíveis e somem após algum tempo, essas manchas são perfeitamente normais e indicam que a ave está pronta para acasalamento (Foto abaixo).

Telefone (62) 9296-0284 E-mail: alugopejr@yahoo.com.br