Mutações mais comuns

As mutações se originaram a partir dos cruzamentos em cativeiro da cor padrão "cinza silvestre", devido à grande variedade de cores que surgiram, essas aves dificilmente sobreviveriam na natureza, pois seriam facilmente localizadas por seus predadores naturais.
A coloração nas calopsitas é determinada por 2 pigmentos.
MELANINA --> Determina a cor cinza na calopsita, está presente também nos olhos, pés e bicos. Algumas aves tem os bicos e patas mais escuros que outras. A ausência desse pigmento faz com que a ave tenha os olhos vermelhos, as patas e o bico mais claros.
LIPOCROMOS --> Determina as cores vermelha e laranja nas penas.

Abaixo alguns exemplos de mutações mais comumente encontrados.

CINZA SILVESTRE


Essa é a coloração natural das calopsitas encontrada na natureza, pode-se perceber claramente a diferença entre o macho (direita) e a fêmea (esquerda) observando-se a bochecha, nos machos a cor laranja é mais marcante do que nas fêmeas.

LUTINO


A coloração do corpo varia do quase branco até a um amarelo forte, devido a ausência de melanina, a cabeça é amarela, apresenta o bico e as patas rosados e os olhos avermelhados. Existe também o cruzamento entre lutino com outras mutações, surgindo assim lutino-pérola, lutino-arlequim, lutino-canela, etc.

CANELA


Possui as penas do corpo no tom canela, meio amarronzado (podendo ser mais forte ou mais claro), bicos e patas mais claros que na cor padrão cinza silvestre.

PÉROLA


A ave possui tanto penas amarelas quanto brancas no corpo, pode cruzar com outras mutações originando pérola-canela, pérola-cara branca, etc.

BOCHECHA AMARELA


Esta é uma das mutações mais recentes, a característica mais marcante é a cor amarela da bochecha ao invés da cor laranja, não é recomendado cruzar bochecha amarela com cara branca.

CARA BRANCA


A única diferença perceptível desta mutação para a cor padrão cinza silvestre é a total ausência das cores amarelo (cabeça) e laranja (bochecha), existem combinações muito bonitas a partir dessa mutação, como a cara branca-pérola, cara branca-arlequim, etc.

CARA BRANCA LUTINO (ALBINO)


Indevidamente também conhecida como albino, a mutação cara branca lutino é uma das mutações cara branca com lutino, ave com olhos vermelhos, patas e bico rosados devido a ausência de melanina e lipocromos.

ARLEQUIM


Possui penas mescladas ao longo do corpo, como se fossem manchas, nas cores cinza e amarelo ou cinza e branco (nos caras brancas), a intensidade do cinza varia bastante, desde um cinza bem claro a um cinza escuro forte.

FULVO


Lembra bastante a mutação canela, porém com uma diluição da cor amarela, devido a pouca melanina a ave tem olhos vermelhos escuros, bico e patas rosados.

ESMERALDA


Combinação de cinza com amarelo ao longo do corpo, essa combinação de cores faz parecer que a ave é verde, daí o nome dado à mutação, é também chamado de oliva.

PRATA


Mutação bastante rara, ave completamente cinza, variando do cinza mais claro ao cinza mais escuro.

PLATINUM


Existe bastante confusão relacionada a esse nome, caracteriza essa mutação a cor cinza-fumaça clara, com as asas e cauda no tom cinza mais escuro, bico e patas bege-claro, os olhos são vermelhos ao nescer, mas escurecem algum tempo depois.

Telefone (62) 9296-0284 E-mail: alugopejr@yahoo.com.br